4 dicas de como se preparar para fazer a migração de data center
Antigamente, um data center não demandava tanta tecnologia e cuidados como hoje em dia. Cada vez mais, as empresas precisam ter preocupação com a demanda de energia ou o resfriamento dos equipamentos. E, para ter mais performance, segurança e até redução de custos, algumas dessas empresas têm repensado o seu espaço do data center: manter o espaço já utilizado com uma atualização ou fazer a migração total, ou seja, um processo da transferência de dados e dos serviços de TI para um novo ambiente.
Mas garantir essa performance e a implementação de novas soluções de segurança e conectividade em um novo setor necessita de muitos cuidados. A equipe de TI precisa estar preparada para muitas mudanças e decisões, e a Datacenter Solutions vai te ajudar nesse planejamento e preparação para a migração do data center.
1 – Faça uma avaliação dos equipamentos para atingir seus objetivos
O que precisa ser mudado e por que sua empresa está fazendo a migração para um novo ambiente? Primeiramente, você precisa responder a essas perguntas para saber como deverá ser feita a mudança e para saber se todos os equipamentos vão juntos.
Fique atento, pois mudar um sistema sem ter outro pode acabar interrompendo negócios e o que você menos quer é ver o trabalho parado. Uma pesquisa do Uptime Institute de 2020 apontou que em média uma em cada seis interrupções importantes do sistema custou mais de US$ 1 milhão. Um prejuízo e tanto!
Além de analisar tudo o que necessita ser migrado, avalie se é preciso fazer a aquisição de equipamentos novos. Muitas vezes, é mais viável adquirir nova tecnologia do que tentar ‘forçar’ estruturas antigas em um novo ambiente.
2 – Organize seu tempo
Como já falamos antes, um data center parado é sinônimo de prejuízo. Então é fundamental definir o tempo que vai levar toda a migração do seu data center, desde a realização do backup de dados até a movimentação e instalação do sistema.
Considere o tempo de inatividade do serviço e planeje bem o tempo da mudança para que todo o sistema esteja funcionando o quanto antes.
3 – Segurança
Nem é preciso dizer que a segurança deve ser um item básico de todo data center, mas com um data center em trânsito essa questão acaba sendo ainda mais importante.
Muitas empresas trabalham com informações financeiras de clientes, então considere o nível de segurança para os dados que estão alocados nos equipamentos que estarão migrando.
4 – Pense no futuro
O seu novo espaço de data center hoje pode ser obsoleto amanhã. Como a tecnologia está sempre em constante evolução, talvez daqui a alguns anos sua empresa precise de um ambiente mais eficiente.
Por isso, ao precisar realizar uma migração do seu data center, já pense no futuro e opte por uma estrutura que garanta fáceis atualizações.
Entre em contato com a Datacenter Solutions e encontre as melhores soluções de data center para sua empresa.