Seis dicas práticas de gerenciamento de data center
As plataformas de big data estão por toda parte. Assim também, a esmagadora maioria das pessoas armazena conteúdo digital na nuvem. O estilo de vida hiperativo dos profissionais de hoje, forçados a acessar seu trabalho em várias plataformas enquanto viajam, contribui para isso.
Obviamente, o big data é muito mais do que sistemas baseados em nuvem. Empresas, agências governamentais, escolas e até mesmo o indivíduo médio agora contam com data centers para salvar, organizar e facilitar informações valiosas.
Os administradores de data center são mais importantes do que nunca. Pelo menos se você quiser um sistema confiável. Mas e o próprio data center?
Administradores experientes são uma parte, juntamente com uma equipe de manutenção eficiente. Mas que melhorias podem ser feitas no data center físico e no hardware em uso? O que você pode fazer para garantir que seu data center funcione sem problemas?
Maximize o espaço de armazenamento
Você não pode ficar sem espaço de armazenamento suficiente, especialmente em um data center projetado para armazenar milhares de terabytes ou petabytes de informações.
Porém, não se trata apenas de maximizar a quantidade de armazenamento. Você também deseja que o espaço disponível seja eficiente. Não é bom usar discos rígidos ou sistemas de armazenamento antigos e desatualizados. As velocidades de leitura e gravação não serão capazes de acompanhar a demanda dos clientes.
Não se esqueça dos dispositivos de armazenamento em rede, que possuem uma sobrecarga relativamente baixa e tendem a ser mais flexíveis.
Executar manutenção de rotina
Os agendamentos de manutenção regular ou de rotina reduzirão as falhas de hardware, pelo menos permitindo que os técnicos se preparem para um problema antes que ele ocorra.
A última coisa que você quer que aconteça é perder um ou vários servidores e unidades de armazenamento de dados, extraviando efetivamente os dados do cliente.
A manutenção de rotina inclui a verificação do hardware operacional, a identificação de equipamentos problemáticos, a execução regular de backups de dados e o monitoramento dos equipamentos externos.
Por exemplo, é fundamental que a área onde estão os servidores permaneça consistentemente em uma temperatura baixa. Isso significa que o sistema HVAC conectado ao seu data center também deve estar em boas condições. Se uma unidade CA ou um sistema HVAC falhar, isso pode significar um desastre para o seu hardware. Portanto, verifique o checklist de rotina destes equipamentos.
Manutenção preventiva pode significar a diferença entre pequenos problemas e uma falha completa de hardware. Mantenha um contrato regular de manutenção com uma empresa técnica para não perder prazos de manutenção. Caso precise de uma equipe técnica, a Datacenter Solutions possui soluções completas para sua empresa.
Adote a documentação confiável da infraestrutura
O uso de planilhas e ferramentas de processamento de texto para registrar e rastrear informações pode ajudar, mas também pode causar problemas desnecessários, principalmente quando você precisa consultar documentos específicos. É difícil organizar um monte de materiais desconectados, especialmente quando todos foram criados por pessoas diferentes e armazenados em vários locais.
É por isso que você deve procurar software ou ferramentas que o ajudem a organizar essas informações. A Datacenter Solutions realiza o serviço de organização de toda a documentação para o seu data center.
Quando se trata de projetar, atualizar, instalar a infraestrutura do data center e criar a documentação adequada, é melhor deixar isso para os profissionais!
Monitore a temperatura de hardware
Não há dúvida de que o resfriamento 24/7 é essencial para qualquer data center quando se trata de uma operação suave e confiável. Contudo, mesmo quando você possui um sistema de refrigeração com funcionamento automatizado, fique de olho nas temperaturas do hardware.
Temperaturas mais altas de operação podem causar muitos problemas, como desligamentos, congelamento e desempenho reduzido. Picos de temperaturas operacionais mais altas, quando incomuns, podem representar um sinal de aviso de falha pendente em algum hardware.
O monitoramento contínuo de temperaturas e a configuração de um sistema de alerta baseado em limites podem prepará-lo melhor para o pior. Eles permitem realizar uma manutenção preventiva mais precisa no seu equipamento. Por exemplo, se você sabe que um servidor específico está funcionando mais quente do que o normal, você pode pedir a seus técnicos para ficarem de olho nele ou tirá-lo de rotação.
Otimizar classificações de eficiência energética
Esse conceito está muito mais evoluído do que temos tempo para explicar aqui. Iremos preparar um guia específico sobre energia.
Uma coisa que você deve entender é que otimizar a eficiência energética pode reduzir os custos operacionais. Isso deixa mais dinheiro para investir na manutenção e conservação de equipamentos essenciais.
Gerenciamento computadorizado de manutenção
Assim que possível, configure um CMMS ou Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado. O CMMS é uma ferramenta de software que permitirá à equipe não apenas monitorar o status do trabalho, mas também coletar dados pertinentes.
Por exemplo, um CMMS irá rastrear o uso de ativos para tarefas de manutenção, juntamente com os custos associados. Também revelará o tempo gasto em determinadas tarefas, a confiabilidade e produtividade do hardware e equipamento da instalação. Ele coleta tudo o que você precisa saber internamente relacionado à manutenção do data center.
Quando combinado com manutenção de rotina, um CMMS pode ajudar a manter um data center em perfeito estado.
Gostou do conteúdo? Caso precise de ajuda para colocar em prática o conteúdo acima nos envie uma mensagem! A Datacenter Solutions possui pessoal técnico qualificado para dar o suporte que você precisa no seu data center.