jul 27, 2020

|

por: DCS Service

|

Tags: Data Center, Retrofit

|

Categoria: Novidades

Retrofit de data center: conheça as melhores estratégias para modernizar sua estrutura

Nestes tempos financeiros incertos, reduzir os custos operacionais do data center tornou-se uma das principais prioridades da empresa. Infelizmente, orçamentos limitados frequentemente impedem iniciativas de eficiência com altos custos iniciais.

O retrofit de data center tem se apresentado como uma abordagem alternativa cada vez mais popular, alavancando tecnologias que melhoram a eficiência energética dos equipamentos existentes, minimizando os gastos iniciais e as interrupções do data center. 

Independentemente da metodologia, considerações relacionadas à segurança, confiabilidade e tempo de atividade do data center devem ser enfrentadas. Encontrar a solução certa depende de um exame cuidadoso das metas financeiras e ambientais, composição e layout do data center, horizonte de tempo e orçamento.

Quais são as melhores estratégias de retrofit de data center?

A atualização de equipamentos elétricos é uma opção. A substituição dos equipamentos UPS e PDU oferece dois benefícios imediatos: menos perda de eletricidade e menos calor desperdiçado. Os ganhos de eficiência dependem da idade do equipamento que está sendo substituído, mas um ganho de 5% na eficiência da UPS pode levar a uma redução de 10% a 60% nos custos operacionais anuais. Esses itens podem gerar retornos atraentes, mas custos de capital relativamente altos, possível tempo de inatividade de TI e trabalhos elétricos assustadores podem dificultar a aprovação.

Outra opção é a virtualização de servidores, que fornece economia de energia substancial, eliminando o hardware redundante do servidor. Infelizmente, a migração de aplicativos e dados para plataformas virtualizadas requer conhecimento técnico para a transição inicial e a manutenção contínua do software. Devido às complexidades tecnológicas inerentes, a virtualização de servidores geralmente é melhor implementada gradualmente. Os novos sistemas de servidor podem ser virtualizados primeiro – antes de serem colocados online pela primeira vez. À medida que a experiência aumenta, os sistemas existentes podem ser transferidos para plataformas virtualizadas – começando com sistemas com carga baixa ou variável.

O melhor candidato para a redução de custos do data center geralmente envolve a otimização da infraestrutura de resfriamento. Com modificações relativamente simples, até 40% dos custos de refrigeração podem ser eliminados. Para ambientes de servidor resfriados a ar, a abordagem geral é fornecer ar frio diretamente ao hardware de TI e impedir que o ar quente de exaustão se misture com o ar fornecido.

Alguns sistemas de otimização de fluxo de ar são de natureza passiva, contando com o bloqueio de fluxos de ar da mistura, enquanto outros utilizam sistemas de controle sofisticados e ventiladores de velocidade variável. Em muitos casos, a otimização bem-sucedida do resfriamento pode permitir que um ou mais CRACs (condicionadores de ar da sala de computadores) sejam totalmente desligados ou colocados no modo de espera.

Em ambos os casos, o resultado final é muito menos ventiladores, aquecedores, umidificadores, compressores e equipamentos de ejeção de calor que requerem energia. Sistemas que podem crescer (ou encolher) facilmente com as demandas de TI são desejáveis, assim como os sistemas de monitoramento térmico e de energia em tempo real. Esses retrofits quase sempre mantêm 100% de tempo de atividade dos equipamentos de TI durante a instalação, e o retorno simples dessas estratégias geralmente é inferior a dois anos e geralmente mais próximo de um ano.

Algumas metodologias anteriormente controversas que estão lentamente ganhando aceitação incluem a dependência do resfriamento livre de meios de resfriamento do lado do ar ou do lado da água, utilizando ventilação em vez de ar condicionado, permitindo que os pontos de ajuste de temperatura sejam aumentados, diminuindo os pontos de ajuste de umidade e até permitindo a umidade flutuar com as condições do ar externo.

Todas essas abordagens diminuem o uso de energia do data center a tal ponto que muitas empresas de energia elétrica incentivam sua implementação. Os programas utilitários geralmente cobrem de 15% a 70% do custo do projeto. Desnecessário dizer que esses incentivos geralmente melhoram bastante o ROI do projeto, facilitando a aceitação e o entusiasmo da gerência.

Se abordado adequadamente, um programa de eficiência energética pode economizar dinheiro, evitando as armadilhas do tempo de inatividade e desestabilização do data center. Dado que mesmo problemas aparentemente pequenos, como mover temporariamente um rack individual, podem ser um fator decisivo, as metodologias mais bem-sucedidas mantêm as configurações de equipamentos existentes. Soluções de modernização que evitam a reconfiguração, proporcionam economia significativa de energia e se qualificam para incentivos às concessionárias são os projetos mais prováveis ​​de avançar. Como os benefícios desses projetos continuam enquanto o data center estiver em operação, a pesquisa em projetos de modernização da eficiência energética do data center é um uso útil do tempo de um gerente de data center.

Se você está em busca de otimização de recursos, diminuição de gastos e também de prolongar a vida útil de seu data center, evitando quedas inesperadas, investir em um retrofit pode ajudar você! Entre em contato com a Datacenter Solutions e descubra como podemos ajudar você a melhorar a eficiência do seu data center!