jun 17, 2021

|

por: DCS Service

|

Tags: Data Center

|

Categoria: Novidades

Conheça a importância do sistema de climatização em um projeto de data center

Dentro de um projeto de data center, são necessários vários sistemas para deixar o ambiente seguro e proteger todo o volume de dados. A climatização é um dos principais pontos que devem ser pensados para garantir a operacionalidade dos equipamentos.  

Além de conservar os equipamentos, a climatização mostra-se importante por outros dois motivos:

  • Evitar os downtimes, ou seja, a paralisação não programada. Se o data center se aquecer demais, as máquinas podem parar.
  • Manter a velocidade dos processamentos das informações.

Saiba mais sobre o sistema de climatização nessa matéria da Datacenter Solutions!

A importância da climatização

Dentro de um data center, o que todo profissional teme é a possibilidade de downtime. Um data center parado traz diversos prejuízos para a empresa, e perder dinheiro é algo que não faz parte do projeto de ninguém. Por esse motivo, é de fundamental importância investir em um bom sistema de refrigeração, com um ar-condicionado de precisão. 

Como um data center é projetado para funcionar 24 horas por dia, o ano todo, o sistema de climatização deve comportar toda essa carga, mantendo não só a temperatura certa, mas também a umidade e qualidade do ar.

Dispositivos eletrônicos monitoram constantemente todos os dados da refrigeração e todo problema que pode afetar o sistema é rapidamente identificado, fazendo com que as correções sejam feitas o quanto antes. 

A seguir, mostraremos com mais detalhes como a climatização ajuda a manter o bom funcionamento do data center.

Controle da temperatura

Se não houvesse um bom sistema de refrigeração, a temperatura dentro do data center poderia passar dos 50ºC. E, como apontado anteriormente, o forte calor afeta os equipamentos, que podem queimar e causar o desligamento do data center, provocando a parada dos serviços da empresa.

A temperatura ideal de um data center fica em torno dos 23 a  25ºC.

Qualidade do ar

Manter a boa qualidade do ar dentro do projeto de data center é um outro benefício que o sistema de climatização oferece. 

Poeira, fungos e bactérias atrapalham o bom funcionamento do data center e, acredite!, também são responsáveis por um downtime. A poeira, por exemplo, pode ficar acumulada nas máquinas, causando um superaquecimento. 

Ao realizar o projeto de data center da sua empresa, escolha um ar-condicionado que tenha um sistema de filtragem que garante a pureza do ar. 

Controle da umidade

Você sabe qual deve ser a umidade relativa do ar dentro de um data center? Em torno de 50%. Esse controle da umidade se mostra importante para evitar oxidação dos componentes metálicos das máquinas (com uma umidade alta, pode haver condensação da água nos servidores), por exemplo. E uma umidade muito alta ou baixa favorece também a proliferação de bactérias, que pode ser prejudicial ao data center.

Projetos personalizados

Um projeto do sistema de climatização deve ser feito de acordo com as necessidades de segurança e levando em conta o local que ele será implementado.

O sistema tem que estar preparado para fazer a integração com os outros sistemas do data center, seguindo todas as especificações técnicas e construtivas. 

No projeto, alguns cuidados devem ser tomados para que o ar-condicionado esteja sempre funcionando. Como ele demanda muita energia, é importante que o sistema tenha autonomia energética, para não parar caso a energia seja cortada por qualquer motivo. 

Conte com a Datacenter Solutions para projetar ou fazer a manutenção do data center da sua empresa. Entre em contato