Como realizar uma boa gestão de crise de TI
Muito utilizada na área de Comunicação, a Gestão de Crise é um processo que busca tornar a administração mais inteligente dentro de uma instituição, devendo ser aplicada em todos os setores de uma empresa, incluindo a área de TI. Essa Gestão irá estudar o impacto que as incertezas podem trazer e a partir daí criar um planejamento para avaliar os riscos que podem afetar a empresa
Uma Crise na área de TI pode estar relacionada com falhas no sistema, equipamentos quebrados, desastres entre outros fatores que podem influenciar na imagem da empresa. Através da Gestão de Crise é possível executar atividades que irão garantir a operação e evitar que os problemas da área não atinjam outros setores.
Pensando em todos os benefícios que a Gestão de Crise pode trazer para o departamento de TI, separamos algumas dicas para você planejar e colocar em prática a sua.
Diagnóstico de crise
Para um bom diagnóstico de crise prevenir é a melhor opção. É importante ter consciência de que crises irão acontecer em todos os setores e muitas vezes de forma inusitada. Ainda assim, é através da Gestão de Crise que você consegue antecipar e diagnosticar pontos vulneráveis da sua aplicação. Um exemplo de diagnóstico que pode evitar problemas simples é observar como está a estrutura do seu data center, se enxerga algum problema que pode se agravar.
Além disso, problemas já conhecidos podem e devem ser solucionados de forma proativa, antes que se tornem uma grande crise para a empresa. Pense sempre na importância que seu data center tem para a empresa e na quantidade de informações que podem ser perdidas por falhas técnicas, ou falta de manutenção.
No plano de Gestão de Crise responda perguntas como: o que pode acontecer? Qual a probabilidade disso acontecer? E quais serão as consequências se isso acontecer? Isso ajuda a conhecer os riscos e possíveis impactos deles.
Planos de contingência
Depois de elaborar esse diagnóstico, e conscientizar a empresa dos potenciais riscos. Não basta saber e conhecer os pontos vulneráveis da sua empresa, é preciso que você prepare sua equipe para lidar com as crises quando elas não conseguem ser evitadas. Isso é possível através de um Plano de Contingência. Esse Plano de Contingência é um conjunto de ações de resposta para casos de crise. Ou seja, passos que devem ser seguidos por toda equipe para apaziguar as consequências da Crise.
Realize um monitoramento
Seguindo as etapas acima, os gestores terão informações suficientes para desenhar um panorama dos riscos. Dessa forma, eles conseguem avaliar quais necessitam de mais cuidados e pedem ações emergenciais. Além disso, com o monitoramento das atividades, sejam elas internas ou externas, você contribui para a redução de gastos, melhora a fluidez das atividades do dia a dia, entre muitos outros benefícios.
Não deixe de conhecer as soluções que a Datacenter Solutions pode oferecer para o seu data center. Entre em contato!