Como prolongar a vida útil do data center? Confira 8 dicas fundamentais!
Otimizar o desempenho da estrutura de TI pode economizar muito para sua empresa e aumentar em até 5 anos a vida útil do data center.
O investimento em um data center pode ajudar a sua empresa a obter um crescimento exponencial. Além de aumentar a estabilidade de suas conexões online, um data center próprio confere maior segurança e confiança do acesso para a empresa. Além disso, ele permite maior personalização e controle de seu funcionamento, adequando às necessidades do negócio. Atualmente, a taxa de atualização é de cinco a dez anos, mas é possível aumentar essa perspectiva com alguns processos de otimização. Separamos 9 dicas fundamentais para prolongar a vida útil do seu data center. Confira!
1. Realoque os dados não críticos
O primeiro passo para otimizar a vida útil do seu data center é reconsiderar o tratamento dos dados. Alguns dados não críticos podem facilmente ser transferidos para a nuvem, liberando espaço e economizando com a urgência de uma ampliação de capacidade. Além disso, realocar esses dados, como imagens, livra o centro de processamento do uso intensivo.
2. Padronize os servidores e storage
Alguns processos, quando padronizados, podem tornar o gerenciamento de recursos muito mais simples, além de auxiliar o responsável de TI a prever sua capacidade. Ao invés de trabalhar com diversos fornecedores de Hardware, busque a uniformidade! Isso pode ser feito com a colaboração de fornecedores, alinhamento de roteiros e outras estratégias, fortalecendo um plano para o data center.
3. Virtualize tudo o que puder
Apesar de requerer alta potência e densidade dos servidores, a utilização de servidores virtuais trabalha economizando espaço, energia e refrigeração. Com a consolidação das redes de equipamentos para máquinas físicas de menor consumo energético, existe a otimização do sistema. Isso porque os servidores de baixa utilização consomem quase a mesma quantidade de energia que os altamente utilizados.
4. Elimine os dispositivos e aplicativos fora de uso
Conforme dissemos anteriormente, os servidores consomem energia e recursos qualquer que seja sua taxa de utilização, de forma que a virtualização entra como grande parceira da otimização. Entretanto, isso não é suficiente. Alguns aplicativos e hardwares apenas ocupam espaço e processamento. Estima-se que de 5 a 10% dos dispositivos de hardware estão desligados ou com apenas uma aplicação raramente utilizada.
Por isso, é fundamental que seja realizada uma auditoria, utilizando softwares de gerenciamento de ativos para realizar um inventário de APPs e hardwares, garantindo que cada dispositivo do data center tenha um propósito.
5. Verifique a eficácia dos desenvolvedores
A otimização da vida útil do data center também envolve o alinhamento com os desenvolvedores. Uma codificação ineficiente está diretamente ligada aos recursos de data center, como aplicações mal codificadas, que acabam forçando um maior consumo de processamento do servidor. Por isso verifique com seus desenvolvedores se o código utilizado está ajustado para a maior eficácia das aplicações. Lembramos também que você pode e deve exigir que os desenvolvedores usem bancos de dados em comum, facilitando seu processo.
6. Gerencie a organização física dos equipamentos
Muitas vezes, o maior inimigo de empresas é o espaço para a adequação do data center. Quando projetos mais antigos são atualizados com novos equipamentos, muitas vezes o layout não é pensado, ocupando mais espaço do que o necessário. O ideal é que as estruturas físicas sejam repensadas a cada 5 anos.
Caso sua empresa seja pequena, a Datacenter Solutions oferece o Mini Datacenter, um produto compacto e transportável, com apenas 2,24m de comprimento, ideal para escritórios menores. Clique aqui e conheça!
7. Analise a eficiência energética
É comum que empresas acabem sobrecarregando alguns de seus equipamentos de data center. Analisando a temperatura do centro de processamento de dados, é possível adiar gastos maiores com ar condicionado e fontes de alimentação. Muitas vezes, basta reorganizar os racks e equipamentos para ganhar anos de vida útil. Uma boa dica é garantir a abundância de fluxo de ar na parte traseira dos racks, garantindo seu resfriamento
8. Na dúvida, elimine!
Caso nada disso tenha efeito e o limite de capacidade do seu data center chegar, é hora de considerar uma atualização! Existem diversas opções de sofware, servidores e storage off-site.
Precisa de ajuda para encontrar as melhores soluções em data center? Entre em contato conosco! A Datacenter Solutions oferece suporte end-to-end. Planejamos e executamos os projetos do início ao fim, sempre assegurando o controle de qualidade em todas as etapas.