jul 27, 2020

|

por: DCS Service

|

Tags: Data Center, Manutenção, Manutenção Preventiva

|

Categoria: Novidades

5 coisas que você não pode esquecer na manutenção do data center

Realizar um acompanhamento detalhado da manutenção do data center pode trazer diversos benefícios à sua empresa. Entre eles, reduzir o tempo de inatividade não planejado, melhorar a segurança, estender a confiabilidade e o ciclo de vida do produto e diminuir o uso de energia.

A Datacenter Solutions separou os principais fatores a serem lembrados ao criar e executar sua estratégia de manutenção e ciclo de vida do data center. Confira!

1. Consulte os Manuais do Equipamento

O hardware e o equipamento do data center são fornecidos com a documentação descrevendo as práticas e cronogramas de manutenção recomendados. Certifique-se de seguir o que o manual recomenda! Isso não apenas ajuda a garantir o desempenho do sistema, como também que sua garantia permaneça válida.

2. Mantenha a documentação atualizada

Seu plano de manutenção do data center será mais rápido e fácil de gerenciar se você anotar os procedimentos que está seguindo, com que frequência eles estão sendo concluídos e os possíveis problemas que são descobertos ao longo do caminho.

A documentação desses procedimentos elimina perguntas sobre quem, o que, onde, quando, por que ou como ocorreu a manutenção do data center – e torna o processo de integração mais fácil para os novos funcionários que ingressam na equipe. Os técnicos saberão exatamente o que fazer e com que frequência isso deve ser feito.

Essa organização também pode ajudá-lo a identificar problemas no equipamento ou possíveis problemas de confiabilidade desde o início, para que as ações possam ser tomadas antes que ocorra o tempo de inatividade. Por fim, a documentação pode salvar o dia se ocorrer uma falha do sistema. Houve sinais e sintomas ao longo do caminho? Um procedimento de manutenção ignorado foi parte do problema?

3. Teste e Inspecione

A manutenção do data center é um ótimo momento para verificar e testar baterias, sistemas UPS, geradores de energia, comutadores e roteadores, a fim de  garantir que eles estejam funcionando conforme o esperado. Caso contrário, você poderá contornar o tempo de inatividade abordando os problemas que descobrir.

Parte desse processo também deve envolver um exame visual dos cabos e conexões. Tudo parece arrumado? Os cabos estão etiquetados corretamente? Existe uma folga nos cabos que precisa ser resolvida? Um cabo está sendo dobrado ou torcido? Verifique esses fatores e evite gastar um tempo desnecessário mais para frente!

4. Não se esqueça de limpar

A manutenção do data center não envolve apenas testes e inspeções – também exige tarefas de limpeza aparentemente simples. A poeira, por exemplo, pode bloquear o fluxo de ar e criar problemas com superaquecimento. Ao remover regularmente os resíduos acumulados, o equipamento durará mais e terá um desempenho melhor.

5. Realize verificações de segurança

Embora não estejam necessariamente relacionados diretamente ao desempenho do data center, é um bom momento para verificar determinados recursos de segurança. As portas do data center fecham e travam corretamente? As saídas de emergência estão funcionando como esperado? Os sistemas de controle e vigilância de acesso estão funcionando e capturando as informações que você precisa e espera?

A Datacenter Solutions oferece o que é essencial para se obter sucesso na implementação de um data center! Você tem alguma dúvida sobre a manutenção do data center? Entre em contato conosco!